Quem já vivenciou a terapia do Renascimento afirma que é uma das maiores experiências que tiveram desde que nasceram. Um ponto de entusiasmo é a cura natural que advém do renascimento, pois muitas doenças são resultado dos sintomas do trauma de nascimento. A doença é o corpo manifestado em pensamentos da mente; para que a doença deixe de se manifestar os pensamentos da mente também devem ser mudados... Quando a mensagem que o corpo está revelando é compreendida, a doença as vezes desaparece espontaneamente.
O propósito do renascimento é familiarizar as pessoas com uma dimensão de energia espiritual que elas talvez nunca tenham experimentado e nesse momento são capazes de conectar suas doenças ou dores com o pensamento negativo original por trás delas, através do qual foram criadas, e assim assumirem responsabilidade total por causá-las. Algumas pessoas são capazes de livrar-se por completo da condição de doente instantaneamente durante o renascimento e outras de forma gradativa. A doença é literalmente jogada para fora do corpo com a respiração.
Alguns exemplos que desaparecem espontaneamente através do renascimento são: colite ulcerativa, resfriado, dores nas costas, visão fraca, enxaquecas, sinusite, artrite, epilepsia, dermatite, acnes e psoríase, e tensão crônica nas pernas e no corpo.